quarta-feira, 27 de abril de 2011

A pergunta


Há mil anos, dois filósofos encontraram-se na encosta da serra do Líbano. Um perguntou ao outro: "Para onde vais?"
O colega respondeu: "Procuro pela fonte da juventude. Sei que deve estar nesta serra. Achei escritos que diziam que a fonte corre em direção ao sol. E tu, o que procuras por aqui?"
"Procuro pelo mistério da morte", foi a resposta.
Os dois filósofos compartilhavam a opinião de que o outro não tinha conhecimento preciso suficiente e um acusava o outro de cegueira espiritual.
Enquanto ainda discutiam calorosamente, aproximou-se um homem que na vila era visto como simplório. Quando este os viu discutindo, parou e ficou escutando os argumentos deles.
Então, dirigindo-se a eles disse: "A mim parece que ambos pertencem à mesma escola filosófica. Falam da mesma coisa, mas com palavras diferentes. Um de vocês procura pela fonte da juventude e o outro pelo mistério da morte. O mistério da morte só se conhece morrendo e a fonte da juventude está dentro de vocês".
O estranho foi embora dizendo: "Adeus, homens sábios", e sorriu com menosprezo.

Os filósofos olharam-se por um instante de silêncio e riram também. Um deles disse: "Vamos juntos continuar nossa busca?"
- Khalil Gibran -

Dia 29, meu amado blog completa 3 anos de existência e deixo aqui um selinho presente para todos os que nestes anos filosofam comigo!

5 comentários:

Euzinha disse...

Obrigada, querida, pela visita! É bom demais sentir o carinho dos amigos! Maravilhosa a sua postagem! Gosto muito de seu blog! Abreijos Euzinha

Sonja Yeda disse...

Olá amiga! Muito obrigada pela visita! Sua reflexão está muito boa. É importante estarmos sempre refletindo! Beijos e bom final de semana! Sonja

Gracinda disse...

Muito obrigada por sua amável visita! Acabo de atualizar e estou te esperando! Bom final de semana! Paz, Luz e Harmonia!

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Estou esperando sua visita!! Beijos azuis!

Reinaldo Fonseca disse...

Olá Anpara! "Com fé nós podemos continuar a caminhar um dia após o outro". Parabéns pelo maravihoso trabalho neste blog!

Reinaldo